Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas

Celebram-se os 50 anos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas através de uma exposição virtual que retrata meio século de inovação, transformação e contributo para a formação académica e cultural.

 

Linha do tempo

A Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) remonta a 1976, ano em que foi criada como Unidade Científico-Pedagógica de Letras e Artes. Em 1987 adotou a designação de Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), fase em que alargou a sua oferta formativa e, em 2021, a atual designação, para refletir a integração das artes na estrutura da escola. Sediada no campus de Gualtar, e com atividade também no Edifício dos Congregados (Braga) e no campus de Couros (Guimarães), a ELACH integra sete departamentos dedicados às Humanidades, às Culturas, às Línguas, ao Teatro e à Música, bem como dois centros de investigação: o Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) e o Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS). Ao longo de cinco décadas, consolidou-se como uma escola dinâmica e plural, empenhada na promoção da língua portuguesa, do multilinguismo, do pensamento crítico e das artes.

Em Destaque

 

 

Institucional | Cerimónias e Eventos Académicos

Memória e protocolo. O registo dos momentos fundadores, das homenagens e dos atos de gestão que pautaram a história oficial, preservando o legado político e administrativo da instituição. 

Ensino | Investigação | Internacionalização

O coração da academia. A integração entre a docência, a descoberta científica e a projeção global, espelhando a excelência da produção intelectual e o diálogo constante com o mundo. 

 
 

Vida Cultural | Vida Estudantil

Dinâmica, arte e cidadania. O pulsar da vida académica para lá da sala de aula, onde a criatividade artística e o associativismo revelam uma Escola aberta e vibrante.

Pessoas e Comunidade | Campi e Edifícios | Interação com Sociedade

Quem somos, onde estamos e como interagimos. Uma homenagem ao património humano e aos espaços físicos da Escola, integrando a sua dimensão pública, celebrando uma comunidade de portas abertas à sociedade.